terça-feira, 9 de outubro de 2007

Os sons da Serra / Mountain sounds


Nesta época do ano, os habitantes do Casal de São Simão vão assistir ao grandioso espectáculo da Brama dos Veados.
Ao fim do dia o silêncio da serra é interrompido pelos roncos profundos dos machos, desta maneira tentam atrair as fêmeas para reprodução e impedir que outros machos invadam o seu território.
Munidos de binóculos e telescópios percorrem em silêncio os trilhos da serra na expectativa de avistarem estes magníficos animais. Quando se descobre um macho mais velho, imponente e grandioso exibindo as suas magnificas hastes, os olhos brilham de alegria e em sussurro contam-se as pontas tentando adivinhar a idade. A objectiva da máquina fotográfica procura nervosa a melhor imagem para perpetuar o momento.

At this time of the year, the inhabitants of Casal de São Simão go attend the huge sight of the deer breeding season.
By the end of the day the silence of the mountain is interrupted by the deep snores coming from the males, in this way they try to attract the females to reproduct and to stop other males from invading its territory.
Armed with binoculars and telescopes the inhabitants cover in silence the tracks of the mountain in the expectation of seeing these magnificent animals. When an older, imponent male is spotted, impressive and huge, showing its magnificent antlers, the eyes shine with joy and in whisper the antler’s points are counted trying to guess his age. The nervous objective of the camera searches for the best image to perpetuate the moment.

2 comentários:

LOBITAS disse...

Olá somos as lobitas e apesar de estarmos a morar numa cidade do centro adoramos a nossa aldeia e sempre que nos é possivel corrermos para lá, que é em Trás-os-Montes.
Chegamos aqui pela entrevista que voçês deram para o jornal e queremos desejar muito sucesso e que tudo corra bem.
Tudo de bom
A alcateia

Isabel Santos disse...

Olá!

Li a reportagem que saiu na revista Pública de 14/01/07 e não podia deixar de vos dar os parabéns por tudo o que têm feito e estão a fazer por essa aldeia.
Queria também felicitar a Ana Quinta e o Fernando Pinto por terem decidido viver no Casal de São Simão. Provaram que é possível, nos tempos de hoje, viver em aldeias com toda a comodidade e com isso preservar as nossas tradições.

Que as forças nunca vos faltem.

Isabel